quinta-feira, 29 de julho de 2010

Bauru/SP: Na Vila Santista, cadela é abandonada e espancada

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
29-Jul-2010

Veterinário aponta agressão a pauladas ou pedradas em filhote de raça

Ulisses de Oliveira
Agência BOM DIA
Foto: Divulgação

Uma atitude covarde atribuída a um ser humano quase matou uma cadelinha na Vila Santista. O episódio reforça o alerta contra maus tratos a animais em Bauru.

A bull terrier Vida, 10 meses, foi vista na última segunda-feira de manhã pelo vendedor Cristiano Marinho, 32 anos, ensanguentada e agonizando. “Eu já ia socorrê-la, mas ela reuniu forças e caminhou até minha moto. Foi um pedido de socorro.”

O herói daquele dia ligou para os amigos Carlos Rossi e Leandra Marquezini, proprietários de pet shop no Parque Vista Alegre, que a levaram para uma clínica veterinária.

A cadela tinha lesões em todo o corpo, mas o mais grave eram ferimentos nos dois lados da face. Faltavam até pedaços de carne. Havia edemas na cabeça e outras partes. “As lesões indicam espancamento com pedaços de pau ou pedras”, constata o veterinário Denilson José de Souza, que cuidou da filhote.

Veterinários cuidam de Vida, cadela que resistiu ao espancamento

Veterinários cuidam de Vida, cadela que resistiu ao espancamento

‘Foi exagero o que fizeram com a Vida’

Inconformado com o que viu na segunda-feira, Cristiano retornou à Vila Santista e conversou com os moradores. “Alguns viram ela atacar outro cão que estava com o dono. Esse cara, querendo separar a briga, a espancou”, conta o vendedor.

O diagnóstico aponta ainda que a cadela de raça teria sido abandonada, já que apresentava sarna, doença típica de cães de rua. “Foi um exagero, é um filhote. Podia ter separado sem ter quase matado ela”, desabafa Leandra.

Os três estão investigando o ocorrido e pretendem processar o autor. “É preciso entender que maus-tratos a animais é crime. A gente vai lutar para que os responsáveis paguem”, diz.

A cachorrinha, após quatro dias em coma induzido, teve alta ontem. O estado de saúde ainda inspira cuidados, mas ela já ganhou um nome que representa bem sua luta: Vida.

‘Diziam que socorrer era perder tempo’
Na visão do empresário Carlos, agredir um animal é demonstração de violência à vida no seu sentido mais amplo.“Quem espancou a Vida pode vir a ser o assassino de um ser humano no futuro.”

O vendedor Cristiano relata que outras pessoas já tinham visto o sofrimento da cadela antes dele socorrê-la. “Quem passava por ela dizia que era melhor não perder tempo socorrendo já que ia morrer.”
Leandra faz um alerta aos futuros donos de animais de estimação.

- Antes de adotar, pense bem. O principal criminoso contra a vida ali presente não é quem a machucou, mas sim quem a abandonou.”

Em Sorocaba, um pit bull e uma rottweiller em situação de total abandono, vivendo com seus três filhotes, foram resgatados ontem pelos bombeiros de uma casa cuja. A dona viajou há dois meses sem deixar comida suficiente aos animais.

Para entrar em contato

Telefone de Leandra e Carlos:
(14) 3204-1338

CCZ (Centro de Controle de Zoonoses):
(14) 3281-2646

ONG Naturae Vitae:
(14) 3018-4726. Site: www.naturaevitae.org

http://www.redebomdia.com.br/Noticias/Dia-a-dia/26346/na+vila+santista,+cadela+e+abandonada+e+espancada

Nenhum comentário:

Postar um comentário