quinta-feira, 29 de julho de 2010

Ilhabela investe em Programa de Respeito Animal e retira cavalos das ruas da cidade

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
29-Jul-2010

O Programa de Respeito Animal da Prefeitura de Ilhabela, realizado por meio da Secretaria de Saúde, está dando resultado. Quem anda pela cidade sente a diminuição de animais de grande porte (cavalos) soltos nas ruas. Os cães e gatos de rua também receberam atenção, foram castrados e microchipados. A medida faz parte do plano de governo do prefeito Toninho Colucci (PPS).

A iniciativa foi reformulada em 2009 e dividida em quatro projetos. O primeiro é o “Projeto Grandes Animais”, que visa à apreensão de eqüinos (cavalos) soltos nas vias e terrenos públicos. Desde o início do projeto ocorreram 24 apreensões e os animais foram doados para entidades filantrópicas em outros municípios.

O “Projeto Animais da Mata” visa remanejar animais silvestres presos em cativeiro ou deslocados da mata junto à população urbana. Já o “Projeto Animais do Mar” auxilia animais marinhos em encalhes e/ou acidentados.

Para solucionar o problema de cães e gatos, a Prefeitura de Ilhabela iniciou o projeto “Vira Amigo”, um dos carros chefes da reestruturação do Programa Municipal de Respeito Animal. O projeto prevê identificação eletrônica através de implante de microchip, castração e informações sobre posse responsável. Até agora mais de 700 animais já foram castrados e 500 microchipados.

O programa também é trabalhado na grade curricular do ensino municipal da Secretaria de Educação e faz parte dos cadernos de apoio elaborados para o ensino infantil.

http://www.diariotaubate.com.br/display.php?id=19594

Nenhum comentário:

Postar um comentário