quarta-feira, 28 de julho de 2010

Oposição quer reverter lei contra touradas na Espanha

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
28-Jul-2010

Catalunha aprovou lei proibindo touradas na região

O conservador Partido Popular (PP) já articula uma manobra política para derrubar a proibição às touradas aprovada nesta quarta-feira, em votação histórica no Parlamento da Catalunha, na Espanha. Segundo o jornal "El Pais", o presidente do partido, Mariano Rajoy, anunciou que vai apresentar moções no Congresso e no Senado nas quais pedirá ao Ministério de Cultura que reconheça as corridas de touro como patrimônio cultural espanhol - e determine assim a derrubada do veto.

Rajoy quer ainda que o governo apresente diante da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) a proposta de transformar as polêmicas touradas um Patrimônio Cultural Oral e Imaterial da Humanidade.

Este tipo de patrimônio, segundo definição da própria Unesco, abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito da sua ancestralidade, para as gerações futuras. No Brasil, são considerados patrimônios as expressões orais e gráficas dos Wajãpi e samba de roda do Recôncavo Baiano.

Comparando as touradas com a caça, a pesca desportiva e até mesmo corrida de motos, Rajoy argumenta que o veto desrespeita a igualdade de todos por questões de identidade.

O PP, contudo, precisaria do apoio do Grupo Socialista no Congresso para conseguir instar o Executivo a proibir o veto à prática.

O parlamento catalão aprovou nesta quarta-feira com 68 votos a favor, 55 contra e 9 abstenções o decreto de proteção dos animais, que implica a proibição das touradas nesta próspera região do nordeste da Espanha, a partir de 2012.

O parlamento regional catalão decidiu dessa maneira aprovar uma Iniciativa Legislativa Popular (ILP) apresentada em dezembro passado pelos opositores das touradas, que consideram essa prática uma barbárie, convertendo-se na segunda região espanhola a proibir sua realização depois das Ilhas Canárias, em 1991.

A proibição não atinge os chamados "correbous", uma grande tradição catalã --neles, o touro é solto na rua e desafiado por pessoas, mas não é necessariamente morto ao final. Deixar os "correbous" de fora do projeto contra as touradas foi um passo essencial para aprovação da lei.

Os admiradores das touradas defendiam uma tradição cultural enquanto que os adversários reclamavam o fim da tortura contra os animais.

"As touradas são um espetáculo da tortura", afirmou o porta-voz do grupo verde Iniciativa Per Catalunya-Els Verds (ICV-EUIA), Francesc Pané.

Para a organização AnimaNaturalis trata-se de um primeiro passo para a abolição das touradas em todo o mundo.

http://jornale.com.br/portal/mundo/81-01-mundo/6325-oposicao-quer-reverter-lei-contra-touradas-na-espanha.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário