quarta-feira, 28 de julho de 2010

Panjo, o tigre perdido na África do Sul, já foi capturado

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
28-Jul-2010

O tigre Panjo, que andava perdido desde que na segunda feira saltou da carrinha do dono quando se deslocava a uma consulta veterinária, foi capturado esta noite.

Casal de portugueses na África do Sul perde tigre de 18 meses a caminho do veterinário - Veja o vídeo

Buscas por tigre "perdido" na África do Sul mobilizam centenas de pessoas

Panjo, um tigre de Benguela com 140 quilos e 17 meses de idade, que foi criado como um animal doméstico pela família Fernandes, de Delmas, a 80 quilómetros a sudeste de Joanesburgo, foi descoberto na noite de hoje por populares, numa zona densamente arborizada em Verena, município de Bronkhorstspruit.

No entanto, quando as equipas de busca se aproximaram dele com lanternas apontadas na sua direção, o animal penetrou de novo na floresta. Só quando o seu dono, Augusto Fernandes, se aproximou e chamou por ele durante cerca de dez minutos, Panjo se dirigiu na sua direção e, com naturalidade, permitiu que lhe fosse colocada uma coleira e a trela.

"Panjo está bem, apesar de ter passado mais de 48 horas perdido em terrenos desconhecidos. Tem apenas uns arranhões no focinho, apresenta sinais de stress e exaustão, mas de uma maneira geral encontra-se bem", disse o português que cria o tigre desde os dois meses de idade, quando foi necessário retirá-lo dos cuidados da mãe.

Fernandes, que criou Panjo na sua herdade de Delmas juntamente com inúmeros outros animais selvagens, como "se ele se fosse um cão ou um gato", garantiu que o transportará para a sua propriedade ainda esta noite.

Nos últimos dois dias o tigre tem arrebatado as manchetes da comunicação social sul-africana, com muitos a manifestarem receios de que pudesse atacar pessoas ou animais durante a sua "aventura no desconhecido".

Augusto Fernandes, que os amigos tratam por Goosey, manifestou um "enorme apreço" pela ajuda dada por centenas de populares, que percorreram uma vasta área em busca do animal perdido, seguindo centenas de pistas fornecidas por pessoas que tinham avistado Panjo em propriedades e caminhos da província de Mpumalanga desde segunda feira.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Lusa

http://sic.sapo.pt/online/noticias/mundo/panjo+o+tigre+perdido+na+africa+do+sul+ja+foi+capturado.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário