sexta-feira, 30 de julho de 2010

Touradas nunca mais: venha a nós a revolução catalã

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
30-Jul-2010
Bruno Sena Martins

Esta semana o Parlamento da Catalunha decidiu proibir as touradas por 68 votos a favor, 55 contra e nove abstenções. As corridas de touros deixarão de ter lugar na Catalunha a partir de Janeiro de 2012. A deliberação surge na sequência de uma petição que contou com 180 mil assinaturas. Não sendo inédito (já em 1991 as Ilhas Canárias tinham tomado medida semelhante), este passo poderá ter repercussões importantes: a Monumental de Barcelona deixará de contar com o ritual de mortificação de animais para efeitos de lazer, e, pela importância simbólica da Catalunha no mundo, abre-se um precedente que poderá vir a fazer escola no espaço ibero-latino-americano.

Não duvido que a posição dos deputados da Catalunha tenha uma dupla motivação, além de afirmar o respeito pelos animais contra a barbárie institucionalizada, pretenderam afirmar, não sem o gostinho de uma superioridade moral, o muito que separa a Catalunha da Espanha (para os deputados catalães a Espanha taurina surge nesta votação como metonímia de dois mundos que se tocam, mas não o suficiente para pertenceram ao mesmo Reino).

Da minha parte, gostaria sinceramente que Portugal viesse a ser mais como a Catalunha no que aos touros diz respeito. Em todo o lugar há tradições que merecem ser abjuradas. E sim, aparentemente é possível. Pode bem ser que o o espetáculo da violência taurina na Catalunha resulte de um móbil nacionalista, o que só prova que de quando em quando o nacionalismo pode ser uma coisa boa.

http://aeiou.expresso.pt/venha-a-nos-a-revolucao-catala-e-que-tal-acabar-com-as-touradas=f596796

Nenhum comentário:

Postar um comentário