sábado, 12 de fevereiro de 2011

Filhotes de tartaruga são soltos neste sábado em Florianópolis/SC

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
12-Fev-2011

Animais foram encontrados na praia do Campeche, na última segunda-feira

Animais foram soltos na areia para seguir sozinhos até o mar - Foto:Felipe Carneiro
Animais foram soltos na areia para seguir sozinhos até o mar - Foto:Felipe Carneiro
Foram soltos por volta das 10h deste sábado 40 filhotes de tartaruga da espécie Cabeçuda. Os filhotes foram encontradas na última segunda-feira na praia do Campeche, no Sul da Ilha, em Florianópolis. Os animais nasceram na areia da praia e foram levados para a base do projeto Tartaruga Marinha (Tamar), na Barra da Lagoa, como forma de proteção.

A soltura dos animais foi feita na areia para que eles seguissem o caminho até o mar. A "liberdade" das tartarugas movimentou a sede do Tamar. Muita gente foi conferir. Um cordão de isolamento foi utilizado para evitar que o público se aproximasse demais do animais.

Desova

Conforme o coordenador técnico do Tamar em Santa Catarina, Gustavo Stahelin, quando a equipe do projeto chegou ao Campeche, entre 30 e 40 filhotes já tinham conseguido chegar sozinhos até o mar. Os técnicos esperaram que outros saíssem dos ovos e ajudaram alguns que estavam presos embaixo da areia.

Apesar de não ser comum na região, já houve outros registros de desova da espécie no litoral Sul do Brasil. Depois de soltos, os filhotes nadam em direção ao alto-mar. Stahelin explica que não se sabe exatamente para onde irão, mas há áreas no oceano que são espécies de ilhas de algas, onde as tartarugas vivem até atingir o tamanho de 40 ou 50 centímetros. Depois, elas voltam para perto da costa, onde vivem por até 80 anos.

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&section=Geral&newsID=a3207230.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário