Voluntários da Associação de Defesa do Meio Ambiente (Ademape) e do Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente (Gama) de Jaboatão dos Guararapes isolou, na tarde desta quinta-feira (10), a área da praia de Piedade, onde foi realizada mais uma desova de tartaruga marinha. O espécime de cabeçuda chegou ao local na noite de ontem e voltou em segurança ao mar.
Este já é o quinto registro na faixa litorânea que vai da praia de Boa Viagem, no Recife, até Candeias, apenas este ano e, por isso, um programa de monitoramento noturno, para verificar a chegada de novos quelônios, como são classificados esses animais, e um de conscientização da população sobre a necessidade de proteção destes bichos terá início na próxima semana.
De acordo com o presidente da Ademape, Manoel Tabosa, dois voluntários da instituição devem revezar o monitoramento com agentes municipais do Gama, de forma que o ninho seja vigiado 24 horas, a exemplo do que está sendo realizado no local de desova verificado na praia de Boa Viagem. "A partir do domingo, teremos pessoas virando a noite com binóculos para acompanhar a chegada de outras tartarugas, que devem chegar por aqui até o final de março", garante.
Segundo especialistas, a época é propícia para o aparecimento destes animais possivelmente porque, há pelos menos 20 anos, um movimento semelhante ao que está acontecendo agora foi verificado, com um grande número de desovas na área. Como esses animais voltam ao local de nascimento para deixar, em média, 140 ovos por ninhada, a tradição se mantém. Até o momento, tartarugas verde, olívia, pente e cabeçuda já apareceram na região.
Por Ed Wanderley
Leia mais
(Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
(Noticias/ANIMAIS - BRASIL)
Nenhum comentário:
Postar um comentário