segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Irati/PR: Justiça proíbe apresentações com animais no Circo Rodeio Pop Star

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
07-Fev-2011

Animais exibidos em apresentações seriam maltratados

ImageO Circo Rodeio Pop Star está proibido judicialmente de utilizar ou exibir animais em suas apresentações. A decisão, de caráter liminar, atende ação civil pública proposta pela Promotoria de Justiça de Irati, região de Guarapuava, e vale para todo país. O juiz substituto Leonardo Souza determinou ainda multa diária de R$ 10 mil ou mesmo a paralisação das atividades do circo em caso de descumprimento. A ação do MP-PR foi apresentada na última quarta-feira (2) e a liminar deferida já no dia seguinte.

A promotora Rita de Cássia Pertussatti Ribeiro, responsável pelo caso, sustenta que os animais exibidos pelo circo em suas apresentações são alvo de maus-tratos. Além disso, a estrutura do circo é precária, o que representa risco iminente aos espectadores – em regra, crianças e adolescentes.

Um dos “pontos altos” do espetáculo, por exemplo, é uma “tourada”, regada a bebida alcoólica e com participação direta do público, que fica separado dos animais por hastes metálicas dispostas ao redor da arena, além de ser “convidado” a realizar a doma dos bichos.

Ainda a propósito do abuso e maus-tratos com os animais, destaca na ação o MP-PR: “Do registro denota-se que tais animais, como ocorre em outros casos de exibições circenses, estão em permanente situação de sofrimento. É notório o conhecimento de que mesmo animais irracionais são dotados de sentimentos e instintos. Assim, como os animais racionais, sentem dor, medo, angústia, estresse, prazer, desprazer, tristeza etc. Portanto, é certo que somente executam os números apresentados em circos, porque são forçados a tanto (‘adestrados’, muitas vezes, com privações alimentares); em condições normais não se veria eles fazendo tais espetáculos. Não é inato a eles, há uma imposição.”

http://jornale.com.br/portal/parana/54-01-parana/12042-justica-proibe-apresentacoes-com-animais-no-circo-rodeio-pop-star.html

___________________________________________________________________________________________________

Circo apresentava tourada regada a bebida alcoólica no PR


O Circo Rodeio Pop Star está proibido judicialmente de utilizar ou exibir animais em suas apresentações. A decisão, de caráter liminar, atende ação civil pública proposta pela Promotoria de Justiça de Irati - região de Guarapuava, e vale para todo país.

O juiz substituto Leonardo Souza determinou ainda multa diária de R$ 10 mil ou mesmo a paralisação das atividades do circo em caso de descumprimento.

A promotora Rita de Cássia Pertussatti Ribeiro, responsável pelo caso, sustenta que os animais exibidos pelo circo em suas apresentações são alvo de maus-tratos. Além disso, a estrutura do circo é precária, o que representa risco iminente aos espectadores – em regra, crianças e adolescentes.

Um dos "pontos altos" do espetáculo, por exemplo, é uma "tourada", regada a bebida alcoólica e com participação direta do público, que fica separado dos animais por hastes metálicas dispostas ao redor da arena, além de ser "convidado" a realizar a doma dos bichos.

http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-3--261-20110207&tit=circo+apresentava+tourada+regada+a+bebida+alcoolica+no+pr

Nenhum comentário:

Postar um comentário