domingo, 6 de fevereiro de 2011

Maceió/AL: Polícia fecha rinha de galo e apreende 55 aves em Capela

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
06-Fev-2011

Rinha funcionava em residência no Centro da cidade; cerca de 20 pessoas se encontravam no local, mas somente três deverão ser responsabilizadas

Gazetaweb - com Bruno Soriano

Militares do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) descobriram, na tarde deste domingo (06), um local que funcionava como palco para rinha de galo, por meio da qual os animais são estimulados a confronto muitas vezes sangrento e, por vezes, fatal, com apostas feitas pelos donos das respectivas aves que participam da disputa ilegal.

De acordo com o oficial de operações do BPA, tenente PM Silvio, o serviço de inteligência do Batalhão chegou ao local - no município de Capela, distante 65 quilômetros de Maceió - após investigação. Foram encontrados 55 galos, alguns feridos. Todos foram encaminhados à sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), no bairro do Farol, em Maceió.

"A rinha ainda teria início quando chegamos. Também apreendemos vários equipamentos utilizados pelos donos das aves para evidenciar tais maus tratos, como esporas e biqueiras. Formalizamos o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e três pessoas deverão ser responsabilizadas", comentou o tenente, sobre a pena que varia de seis meses a um ano de reclusão.

"Como a lei ainda é branda, a autoridade judiciária geralmente converte a punição em pena alternativa, com o acusado respondendo em liberdade. O grande problema é que as pessoas ainda não encaram a situação como crime ambiental" comentou o oficial, lembrando ainda que algumas aves chegam a receber anabolizantes para serem despejadas no ringue, onde deverão se degladiar.

"A maior pena para crimes ambientais é de cinco anos de prisão, quando se está diante de algo extremo, como pescar com explosivo ou algum produto tóxico", destacou o tenente Silvio, acrescentando que as ações do Batalhão 'sempre visam mais a educação do que a punição propriamente dita'.

Ainda de acordo com o oficial, também neste domingo, a polícia apreendeu 30 caranguejos de espécie que se encontra no período de defeso (reprodução) - em trecho da AL-101 Sul - e 42 pássaros na tradicional 'Feira do Passarinho', no bairro da Levada, em Maceió.

http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=223731

Nenhum comentário:

Postar um comentário