sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Centro de Zoonoses alerta sobre posse responsável de animais em Votuporanga/SP

Noticias - ANIMAIS - BRASIL
04-Fev-2011

A Secretaria Municipal de Saúde juntamente com o Centro de Zoonoses alerta a população sobre a “Posse Responsável”, que visa promoção da guarda responsável, cuidados médicos, castração e adoção. Estima-se que atualmente existem aproximadamente 24 mil animais na cidade.

Muitos desses transitam pelas vias públicas, aumentando a cada dia o número de animais atropelados e envolvidos em acidentes de trânsito, sem contar a própria situação de maus tratos a que são submetidos. Outro fator a ser considerado é o risco de transmissão de zoonoses como a leishmaniose, leptospirose, verminoses, raiva, dermatites entre outras.

"A posse responsável dos animais pode ser uma arma na luta contra as zoonoses. Há muitos animais sem donos pelas ruas, o que dificulta nosso trabalho", esclareceu o veterinário responsável pelo Centro Municipal de Zoonoses, Elcio Sanches Esteves Junior.

De acordo com a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, todo animal tem direito ao respeito e proteção do homem, não devendo ser maltratado. Mas enquanto alguns donos cuidam dos seus animais de estimação, outros abandonam ou os tratam de forma inadequada, muitas vezes com maus tratos.

Por isso a sociedade precisa unir esforços para que se obtenha controle, enfatizando a necessidade de sensibilização da população sobre a Posse Responsável de Animais de Estimação:

- Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados.

- Adote animais de abrigos públicos e privados (vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso.

- Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida (tamanho, peculiaridades, espaço físico).

- Mantenha o seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa contê-lo.

- Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove e exercite-o.

- Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele.

- Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características.

- Recolha e jogue os dejetos (cocô) em local apropriado.

- Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses ou similar.

- Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações.

http://www.regiaonoroeste.com/portal/materias.php?id=28828

Nenhum comentário:

Postar um comentário