Hong Kong já proibiu a importação de frangos e derivados
As autoridades japonesas sacrificaram nesta quarta-feira (2) cerca de 190 mil frangos na província de Miyazaki para evitar a propagação de uma epidemia de gripe aviária. As informações são da agência local "Kyodo".
A gripe aviária é uma doença infecciosa das aves cujo vírus causador, chamado H5N1, é altamente contagioso. A doença causou a morte de mais de 200 pessoas por contato direto com animais infectados desde sua aparição, em 2003.
Miyazaki, onde foram registrados sete dos dez focos de gripe aviária no Japão, é a região mais afetada pela doença, que também foi detectada em diversas fazendas das províncias de Aichi, Shimane e Kagoshima. O último foco foi confirmado na terça-feira (1º) em uma fazenda de Miyazaki, o que obrigou as autoridades a proibir o transporte de frangos e ovos em um raio de 10 km.
Desde 22 de janeiro, quando a gripe aviária foi detectada em Miyazaki, mais de 500 mil frangos foram sacrificados e seis das dez fábricas de processamento de carne na província foram fechadas temporariamente. O vírus também foi encontrado em aves selvagens como cegonhas e gansos nas províncias de Hokkaido, Tottori e Fukushima.
Por causa disso, as autoridades japonesas acreditam que foram esses animais que trouxeram ao Japão o H5N1 (vírus causador da doença), importado de lugares como a Sibéria (Rússia), China e Mongólia. Após a descoberta dos focos de gripe aviária no Japão, Hong Kong proibiu a importação de frangos e produtos derivados do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário