terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Vídeo prova que mamãe chimpanzé também chora morte de filhote

Noticias - ANIMAIS - MUNDO
01-Fev-2011

Registro inédito, feito na África, mostra como espécie vive o luto

Do R7

No reino animal, os chimpanzés estão entre os parentes mais próximos dos seres humanos.

Como os homens, eles também se relacionam em grupos sociais, constroem ferramentas para uso cotidiano, conseguem planejar ações futuras e cuidam de seus filhotes de perto por, no mínimo, dois anos.

Pois, graças a um vídeo feito na Zâmbia (África), cientistas puderam encontrar outra semelhança entre esses primatas e nós: eles também choram a morte de seus descendentes.

Nas imagens, é possível acompanhar a perplexidade de uma fêmea ao desconfiar de que sua cria, de 16 meses de vida, esteja morta.

Por 24 horas, a mamãe chimpanzé carregou o corpo do filhote nos braços.

Mamãe chimpanzé descobre que seu filhote morreu


Mamãe Chimpanzé chora a morte do seu Filhote na África por thevideos no Videolog.tv.

Depois desse período, ela encontrou um lugar para deitar o pequeno animal e ficou velando-o de perto.

Mas ela parecia ainda não estar convencida de que o filhote estava sem vida. Para se certificar, voltou várias vezes até o corpo, tocando-o no rosto, no pescoço e nos dedos.

Além disso, contou a doutora Katherine Cronin, pesquisadora da Universidade Gonzaga do Estado de Washington (EUA), a chimpanzé levou alguns animais de seu grupo social para conferir de perto se seu bebê de fato estava morto.

- Essa pesquisa nos fez entender como os chimpanzés compreendem a morte. Essa fêmea ficou velando o corpo da cria por cerca de uma hora e voltou repetidas vezes até ele, tocando-o na face por vários segundos, para se certificar.

Esse foi o primeiro registro, segundo o Jornal Americano de Primatologia, sobre como animais dessa espécie lidam com a perda de descendentes e parentes próximos e como vivem o luto.

Depois de um dia, a mamãe não voltou ao local onde deixou o corpo do bebê.

http://entretenimento.r7.com/bichos/noticias/video-prova-que-mamae-chimpanzetambem-chora-morte-de-filhote-20110201.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário