sábado, 27 de fevereiro de 2010

Maringá/PR: CCZ só pode recolher com ordem judicial

Carla Guedes

Para a médica veterinária Marilda Fonseca de Oliveira, gerente de Controle de Zoonoses da Secretaria da Saúde, a criação sadia de animais domésticos tem de obedecer às cinco liberdades: ele estar livre de fome e sede; livre de dor, ferimentos e doenças; livre de medo e estresse; livre de desconforto e livre para expressar o comportamento natural.

Segundo ela, geralmente, quem abriga muitos animais, sem espaço e condição adequados, não consegue respeitar o bem-estar animal. “Não há como oferecer tratamento veterinário e alimentação adequados. O animal é recriminado até ao latir para não incomodar os vizinhos. Muitas vezes, são mantidos dentro de casa, com janelas fechadas, tornando o ambiente insalubre. Nenhum animal pode estar bem em uma situação dessas”.

Quando o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) visita as residências onde pessoas mantêm 20 e até 60 animais, a orientação é que limpe bem a casa e que consiga espaço adequado para a criação. O CCZ não pode entrar na casa e recolher os bichos. A retirada é feita somente com ordem judicial. “Essas pessoas não atuam de forma saudável”, considera Marilda. “Elas precisam saber até onde vão as ações de proteção que dão frutos positivos”.

Leia mais em: http://www.odiariomaringa.com.br/noticia/236494

Nenhum comentário:

Postar um comentário