quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Treo, um cão premiado por salvar dezenas de vidas

Animal apoiou exército britânico durante as ações militares no Afeganistão


Chama-se Treo, tem oito anos de idade e já salvou a vida de dezenas de pessoas. Agora, o simpático cão labrador vai receber a mais alta condecoração militar concedida no Reino Unidos a animais. O cão vai ser distinguido com a medalha «dickin» pela actuação na guerra do Afeganistão.
O animal, agora aposentado, serviu como farejador no exército britânico no país, onde por duas vezes encontrou bombas escondidas na província de Helmand, tendo assim salvo a vida de dezenas de soldados, noticia a BBC.

O ato heróico aconteceu em Setembro de 2008, quando Treo detectou duas cadeias de bombas escondidas, feitas de diversos explosivos interligados. Para o sargendo Heyhoe, responsável pelo treino da labrador, a acção significou que se salvaram muitas vidas.

Cerimónia com família real

O militar, que treinou o cão durante 5 anos, vai estar presente na cerimónia de entrega da medalha, no Museu da Guerra em Londres, onde participará também a princesa Alexandra, da família real britânica.

Mas, mais do que a cerimónia, o militar destaca a amizade que o liga ao animal. «Todos dizem que ele é simplesmente um cão que faz serviço militar. É bem verdade, mas ele é muito mais que isso. O Treo é um grande amigo meu. Cuidamos sempre um do outro», disse o sargento, habituado à violência dos campos de batalha.

Um laço entre um homem e um animal que transcende os tempos de guerra, agora que o labrador vive como animal de estimação de uma família.

Para além de Treo, já sessenta e três animais receberam condecorações militares no Reino Unido: 26 cães, 32 pombos-correio usados na Segunda-Guerra Mundial, três cavalos e um gato marcaram a diferença nos cenários de guerra, mostrando as potencialidades da união do homem e os animais.

http://diario.iol.pt/internacional/treo-labrador-tvi24-reino-unido-premiado-animais/1142031-4073.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário