Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente do Pará apreenderam 11,5 quilos de mero, um peixe ameaçado de extinção no Brasil, na Feira da Jaderlândia, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém. A informação é da assessoria de comunicação do governo do Pará. O mero é um dos maiores peixes da costa brasileira, ultrapassando até o pirarucu. Cresce lentamente e vive mais de 40 anos. Pode atingir mais de 2 metros de comprimento e pesar mais de 400kg. A fase de reprodução só começa quando ele atinge 1,1 a 1,2 metros de comprimento, com 4 a 7 anos de idade.
O mero estava sendo vendido ao lado de peixes como cação, sarda, gó e bagre, na última sexta-feira. Os demais peixes, apesar de não estarem em período de defeso ou em extinção, também foram apreendidos, devido à comercialização em meio a produto ilegal.
A captura, transporte, venda e industrialização do mero no Brasil está proibida até 2010. A portaria do Ibama é de 2007 e prorroga a proibição por 5 anos.
No total, 86 kg de peixes foram apreendidos durante fiscalização do defeso do caranguejo no estado. Segundo a Secretaria, os peixes foram doados à Fundação dos Capuchinhos, que atende cerca de 400 idosos por dia em Belém.
O infrator foi autuado em flagrante e tem 15 dias para apresentar defesa. Ele responderá na Justiça pelo crime.
Nenhum comentário:
Postar um comentário