segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Mero, peixe ameaçado de extinção, é apreendido em feira no Pará

Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente do Pará apreenderam 11,5 quilos de mero, um peixe ameaçado de extinção no Brasil, na Feira da Jaderlândia, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém. A informação é da assessoria de comunicação do governo do Pará. O mero é um dos maiores peixes da costa brasileira, ultrapassando até o pirarucu. Cresce lentamente e vive mais de 40 anos. Pode atingir mais de 2 metros de comprimento e pesar mais de 400kg. A fase de reprodução só começa quando ele atinge 1,1 a 1,2 metros de comprimento, com 4 a 7 anos de idade.

O mero estava sendo vendido ao lado de peixes como cação, sarda, gó e bagre, na última sexta-feira. Os demais peixes, apesar de não estarem em período de defeso ou em extinção, também foram apreendidos, devido à comercialização em meio a produto ilegal.

A captura, transporte, venda e industrialização do mero no Brasil está proibida até 2010. A portaria do Ibama é de 2007 e prorroga a proibição por 5 anos.

No total, 86 kg de peixes foram apreendidos durante fiscalização do defeso do caranguejo no estado. Segundo a Secretaria, os peixes foram doados à Fundação dos Capuchinhos, que atende cerca de 400 idosos por dia em Belém.

O infrator foi autuado em flagrante e tem 15 dias para apresentar defesa. Ele responderá na Justiça pelo crime.

http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2010/02/21/mero-peixe-ameacado-de-extincao-apreendido-em-feira-no-para-915904165.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário