quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Vancouver: Ativistas protestam para incluir marmota entre mascotes


Marmota MukMuk não integra o grupo dos três mascotes oficiais dos Jogos
Foto: AFP

Se depender da vontade de um grupo ativista canadense, a marmota MukMuk será lembrada para sempre como o verdadeiro mascote da atual Olimpíada de Inverno. Nesta terça-feira, cerca de 20 pessoas foram à Galeria de Arte de Vancouver para protestar em favor do roedor, uma espécie de esquilo, mas com dimensões maiores.

Os principais gritos ouvidos durante a manifestação, que atraiu a curiosidade de aproximadamente 50 visitantes do museu, foram "marmotas têm sentimentos também" e "libertem o MukMuk imediatamente". A intenção era chamar a atenção do COI (Comitê Olímpico Internacional) para oficializar o animal, que na realidade corre risco de extinção, como mascote dos Jogos.

Os mascotes oficiais dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Vancouver são três, todos míticos: Quatchi (um pé-grande, ou sasquatch, representante da mitologia da costa ocidental da América do Norte), Miga (um "urso do mar", resultado do cruzamento entre uma baleia orca e um urso típico da região da Colúmbia Britânica) e Sumi (um animal guardião representante de um urso da região e de uma criatura lendária para os índios que habitavam o continente norte-americano).

Nesse contexto, MukMuk era a princípio considerado apenas "um companheiro" dos demais. Devido a protestos mais antigos de grupos ativistas, ele acabou adicionado à publicidade da competição pelo Comitê Organizador da Olimpíada (Vanoc), porém ainda não é um mascote oficial.

http://esportes.terra.com.br/vancouver2010/noticias/0,,OI4283594-EI14373,00-Ativistas+protestam+para+incluir+marmota+entre+mascotes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário