quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Proibição de gaiolas: UE rejeita pedido da Polônia

Reunido em Bruxelas na última segunda-feira, o Conselho de Agricultura e Pesca, órgão do Conselho Europeu (CE, instituição que define a política e as prioridades da União Européia) rejeitou a proposta apresentada pela Polônia na semana passada propondo a protelação (por cinco anos) do embargo à criação de poedeiras em gaiolas comuns. Assim – e a menos que ocorra algum fato novo – a medida entra em vigor na data aprazada, 1º de janeiro de 2012, ou seja, em pouco menos de dois anos.

O Conselho também discutiu o estabelecimento de uma rede européia de centros de referência para a proteção e o bem-estar dos animais, bem como a rotulagem diferenciada dos alimentos de origem animal produzidos por empresas que, na criação, atendem todos os quesitos visando ao bem-estar animal.

A propósito, o Conselho concordou que o esforço dos criadores [pelo bem-estar animal] precisa ser compensado. Mas ao mesmo tempo observou que qualquer sistema de informação sobre bem-estar animal precisa ser de fácil entendimento e, principalmente, atender às regras da Organização Mundial do Comércio (OMC). No entanto, o que mais pesou para que não houvesse nenhuma decisão definitiva sobre o assunto foi o fato de não se poder aplicar as mesmas medidas a terceiros países abastecedores da União Européia.


(AviSite) (Redação) - http://avisite.com.br/noticias/noticias.asp?codnoticia=10827

Nenhum comentário:

Postar um comentário