sábado, 13 de março de 2010

Ambientalista é preso no Japão, sob aplauso de ativistas pró-caça à baleia

DA REUTERS

A guarda costeira do Japão colocou ontem na prisão um ambientalista que tinha invadido um navio baleeiro na Antártida. O neozelandês Pete Bethune, 44, chegou ontem à Tóquio após uma viagem de quatro semanas.

Recebido no porto sob aplausos de ativistas pró-caça e um circo de mídia, Bethune é membro da ONG Sea Shepherd, que trabalha tentando bloquear a atividade de baleeiros no mar Austral.

Na ocasião de sua detenção, o ativista tinha entrado no navio Shonan Maru-2 após abordá-lo num jet-ski, para tentar dar voz prisão ao capitão. Seu plano deu errado, e a temporada de protestos acabou para a Sea Shepherd quando um de seus barcos afundou após colisão com um baleeiro.

"Pessoas e países diferentes têm diferentes sentimentos em relação à caça à baleia, mas as ações agressivas da Sea Shepherd são perigosas e não podem ser aceitas", disse o primeiro-ministro japonês, Yukio Hatoyama. "As circunstâncias levaram à sua prisão. Ele deve ser investigado e julgado no Japão, mas não acho que isso abale nossas relações com a Nova Zelândia ou a Austrália."

Bethune pode ser condenado a até três anos de prisão e multa de 100 mil ienes (R$ 1.950). "Ele pode ser bandido no Japão, mas na Nova Zelândia e na Austrália é um herói", disse Paul Watson, líder do Sea Shepherd.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe1303201002.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário