quinta-feira, 11 de março de 2010

Mato Grosso do Sul: CCZ faz castração de animais do Jardim Canaã I

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Dourados está desenvolvendo no Jardim Canaã I o programa de castração de animais. Os agentes do CCZ fazem visita domiciliar e o cadastramento de famílias que tenham animais para castração. Só na semana passada foram feitas dez castrações.

Os animais são levados ao CCZ, passam pelo procedimento e ficam sob observação de oito a dez horas e são devolvidos ao dono no dia seguinte. A coordenadora do CCZ, Rosana Alexandre da Silva, disse que o objetivo da campanha de castração é controlar a procriação indiscriminada de cães e gatos.

“Estamos preocupados com o fato de que muitos são abandonados pelos proprietários e circulam pela cidade, colocando a população em risco, pois eles podem, além de causar acidente, transmitir doenças aos animais domésticos”, explicou Rosana da Silva.

Fernando César Moreira Bastos, veterinário do Centro de Controle de Zoonoses, enfatiza que 90% das prefeituras não realizam esse tipo de controle da população animal. “No ano passado, castramos cerca de 600 animais, estivemos presentes em bairros como a Vila Mariana e Canaã IV. Em 2010, iniciamos no Canaã I e temos feito em média dez castrações por semana”, contou.

Parceria

A coordenadora destacou também o projeto desenvolvido pelo CCZ, com o apoio das faculdades Unigran e Anhanguera, para levar permitir que moradores de baixa renda levem seus animais para atendimento com veterinário de forma gratuita.

As pessoas interessados devem levar os animais ao CCZ, onde passarão por uma triagem e encaminhados aos hospitais veterinários das instituições de ensino. As despesas serão somente com exames e tratamentos, quando necessários.

Todo o procedimento é realizado por estudantes de veterinária vistoriados por um profissional. “É a oportunidade que os alunos têm de contribuir com a sociedade e ainda colocar em prática o que aprendem na faculdade”, firmou Rosana da Silva. O CCZ fica localizado na rua G 20, sem número, no Jardim Guaicurus. Maiores informações podem ser obtidas telefone (67) 3411-7753.

http://www.agorams.com.br/index.php?ver=ler&id=168145

Nenhum comentário:

Postar um comentário