segunda-feira, 8 de março de 2010

Suíços votam contra advogados dos animais

por SUSANA SALVADOR - de Portugal


Apoiantes do 'sim' defendiam medida para melhorar aplicação da legislação, que é uma das mais protectoras do mundo

Antoine Goetschel vai continuar a ter uma profissão única na Suíça depois de ser chumbada, em referendo, a criação do cargo de advogado dos animais em todos os 26 cantões da Confederação Helvética. O país, que tem uma das legislações mais protectoras do mundo, votou em massa (70,5%) contra a proposta, apresentada pela Protecção dos Animais, rendendo-se talvez ao argumento de que isso representa um desperdício do dinheiro dos contribuintes.

"Os suíços disseram claramente que as nossas leis de protecção dos animais são tão boas que não precisamos de advogados dos animais", disse o deputado centrista Jakob Buechler. A paixão dos suíços pelos animais é tal que o primeiro referendo no país, em 1893, aprovou a proibição do abate ritual praticado pelos judeus, segundo o jornal L'Hebdo.

A legislação que entrou em vigor em 2008 diz, por exemplo, que os peixes de aquário não podem ser lançados vivos nas sanitas; que os animais "sociais", como periquitos ou hamsters, têm que ter um parceiro na gaiola; que vacas e cavalos têm de fazer exercício regular fora dos estábulos; e que os donos dos cães têm que fazer um curso sobre como cuidar deles.

Apesar de tudo, a lei não é cumprida. Só assim se explica que em Zurique, onde desde 1992 há um advogado dos animais, Goetschel tenha a seu cargo todos os anos cerca de 200 processos. Mas nos outros cantões o número não ultrapassa a meia dúzia. Os defensores do "sim" viam na vitória uma forma de melhorar a aplicação da lei e de diminuir os casos de maus tratos, de forma preventiva.

"Em caso de processos, as pessoas cruéis com os seus animais podem contratar um advogado, enquanto a vítima não tem ninguém que a defenda", afirmou Goetschel, citado pelo Le Parisien. "Eu estou lá para isso e se uma decisão não me satisfaz posso recorrer." Não se sabe contudo o que fez após perder o processo contra um pescador, denunciado uma associação de defesa dos animais por ter demorado dez minutos a pescar um lúcio do Lago de Zurique, aumentando-lhe o sofrimento.

Além de não contar com o apoio do Governo, que apelou ao voto no "não" , os defensores dos animais enfrentavam ainda o lobby dos produtores de gado e leite. Hans Staub disse à BBC que temia mais burocracia. "Sempre tratei os meus animais com dignidade porque isso faz parte do meu trabalho", indicou Staub, cujas vacas têm todas nomes de cidades, estão bem alimentadas e limpas.

http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1513624&seccao=Europa

Nenhum comentário:

Postar um comentário