sábado, 13 de março de 2010

Joinville/SC: Final feliz para o cavalo Boneco

Dono localiza animal machucado que foi recolhido por moradores no bairro Aventureiro, em Joinville

Depois de perambular pelas ruas do Aventureiro, em Joinville, mancando durante toda a tarde de quinta-feira, o cavalo, que foi socorrido por moradores, reencontrou o dono. Adão Brisdo, que mora no Jardim Iririú, conta que estava à procura do animal e de outro desde quinta-feira à noite, quando acredita que alguém roubou os bichos. E foi por meio da uma reportagem sobre o cavalo na RBSTV que Adão descobriu o paradeiro de Boneco.

Depois de muita discussão entre órgãos públicos, que não assumiram a responsabilidade pelo animal, um veterinário da Fundação Municipal 25 de Julho tratou do cavalo na manhã de ontem. “Desde ontem (quarta-feira), às 14 horas, estou ligando para os mais diversos lugares, mas só hoje atenderam meu pedido na ouvidoria da Prefeitura e mandaram um veterinário”, reclama o morador Luiz Gonçalves da Silva.

O veterinário Júlio Cesar Pisa verificou que o cavalo não estava com a pata quebrada. Para a tranquilidade de Adão Boneco deve se recuperar logo. Mas o catador de materiais recicláveis quase perdeu o cavalo para um morador interessado em levar o animal.

A situação envolvendo Boneco reacendeu a polêmica sobre a falta de políticas públicas voltadas aos animais em Joinville. “De acordo com o Código de Posturas, os animais encontrados soltos nas ruas devem ser recolhidos pelo município”, afirma a assistente Julia Keller, em nome da promotora Simone Cristina Schultz. Se a Prefeitura não tomasse medidas, o MP pediria uma investigação policial sobre a eventual prática de crime de omissão.

De qualquer forma, a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) terá de apresentar ao MP uma lista de medidas para cumprir com as exigências propostas em uma ação pedindo políticas públicas que beneficiem animais. E o primeiro passo pode ser dado na segunda-feira, quando a Fundema e a Secretaria Municipal da Saúde devem anunciar a decisão sobre a criação de uma central provisória de atendimento aos animais em situação de risco.

“Estamos procurando um local e buscando recursos para fornecimento de material”, afirma o gerente da Fundema, Gilberto Pires Gayer. O projeto não tem dinheiro disponível porque cuidados com animais não estão previstos no orçamento de nenhum dos órgãos públicos municipais este ano.

Também por esse motivo o centro de zoonoses só será construído em 2011, na Estrada Blumenau, no bairro Vila Nova.

http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2836814.xml&template=4187.dwt&edition=14289&section=885

Nenhum comentário:

Postar um comentário