sexta-feira, 12 de março de 2010

Cavalo abandonado pelos órgãos públicos está sob cuidados de moradores em Joinville/SC

Enquanto isso, órgãos da Prefeitura discutem quem poderá abrigá-lo e como o dono poderá ser encontrado

Mariana Pereira

Como Joinville ainda não tem uma coordenadoria do bem estar animal, ninguém se responsabiliza pelo cavalo ferido, encontrado no bairro Aventureiro. O cavalo só foi retirado do meio da rua, na tarde desta quinta, com a ajuda dos bombeiros e da secretaria regional do bairro, para não causar acidentes.

Na manhã desta sexta, ele continua num terreno na rua Francisco Klein, sob cuidados de moradores que se sensibilizaram com a situação do animal, que apresenta ferimentos em uma das patas e está mancando. Enquanto isso, órgãos da Prefeitura discutem quem poderá abrigá-lo e como o dono poderá ser encontrado.

A Polícia Ambiental disse que a viatura está atendendo uma ocorrência em São Bento do Sul, por isso, não poderia recolher o animal e disse que a responsabilidade é da Prefeitura. Já a Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema) alega que não tem estrutura para recolher o animal enquanto o Centro de Bem Estar Animal não for construído, no Vila Nova, o que só deve acontecer ano que vem.

Para segunda-feira, está previsto o anúncio da criação de um centro provisório, por meio de uma parceria entre Fundema e Secretaria da Saúde, que vem sendo discutida ao longo da semana. Mesmo assim, não será possível, em tão pouco tempo, encontrar uma solução para o cavalo. Sendo assim, técnicos da Fundema negociam com a Polícia Ambiental uma alternativa para o caso.

A presidente da Frente de Ação pelos Direitos dos Animais (Frada), Ana Rita Hermes, disse que vai acionar o Ministério Público, que já entrou com uma ação contra a Prefeitura, exigindo que o município dê mais atenção à causa dos animais.

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a2836185.xml

Nenhum comentário:

Postar um comentário