segunda-feira, 8 de março de 2010

Comércio de animais na mira

Discussão da convenção é como garantir a subsistência de populações que vivem da caça

O risco de extinção do atum vermelho vai mobilizar 175 governantes em Doha, no Catar, do dia 13 de março. A Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens Ameaçadas de Extinção (Cites), da qual o Brasil é membro, discutirá medidas urgentes de combate ao comércio ilegal de animais silvestres e de proteção às espécies em extinção. A discussão se estende aos meios de garantir a subsistência das populações rurais pobres – que formam a linha de frente no uso dos animais selvagens.

É bom lembrar que 2010 foi declarado pela ONU como o Ano Internacional da Biodiversidade, e a conferência da Cites é considerada uma oportunidade-chave para as ações de proteção aos recursos naturais do planeta.

Além da situação do atum, será discutido o combate ao comércio ilegal de tigres, rinocerontes e outras espécies à beira da extinção.

– A comunidade internacional deve se engajar e renovar seus esforços. Ao assegurar que o comércio internacional de vida selvagem seja regulamentado, a Cites pode ajudar na conservação da fauna e da flora do planeta – diz Achim Steiner, subsecretário-geral e diretor executivo do Programa Ambiental das Nações Unidas, que administra o Secretariado Cites.

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2829913.xml&template=3898.dwt&edition=14248&section=1913

Nenhum comentário:

Postar um comentário