segunda-feira, 8 de março de 2010

Turquia cancela operações de resgate e governo envia abrigos

Foto: AFP O primeiro-ministro culpou as contruções feitas com tijolos de lama pelo número de mortes


Operações de resgate foram canceladas no leste da Turquia depois de um terremoto que causou mais de 50 mortes.

Além dos mortos, segundo o governo, dezenas de pessoas foram hospitalizadas depois do abalo na província Elazig na manhã desta segunda-feira.

De acordo com informações da TV Al-Jazira, oito horas depois do terremoto de 5,9 graus de magnitude na escala Richter as operações de busca foram finalizadas.

"Segundo as informações que possuímos,não resta ninguém sob os escombros. O trabalho foi finalizado", afirmou um oficial do governo à AFP

No início da noite, por conta da queda de temperatura, centenas de sobreviventes se amontoaram em volta de fornos na entrada de tendas distribuida pela organização aliada à Cruz Vermelha, Crescente Vermelho.

Os tremores de terra continuarão com mais de 84 réplicas registradas, a maior de magnitude 5,5.

Construções despreparadas

Tayyip Erdogan, o primeiro-ministro, culpou as contruções feitas com tijolos de barro pelo número de mortes e alertou aos moradores da provícia de Elazig que não voltem para casa, por conta dos riscos de deslizamentos de terra.

Ele ainda declarou que o governo construíra lares com proteção contra terremotos na região. Enquanto isso não acontece, o premiê afirmou que enviará casas pré-fabricadas e cozinhas móveis

O primeiro ministro ainda ordenou o envio de tendas para ajudar os prejudicados pelos tremores.

Número de Mortos

O epicentro do tremor foi na vila de Basyurt, perto da cidade de Kovancilar, e pegou muitos de surpresa, durante o sono.

Covas foram rapidamente cavadas e ao fim da tarde desta segunda-feira todos os mortos estavam enterrados e uma missa foi realizada em uma mesquita que estava sem parte da torre, devido os terremoto.

Uma correspondente da Al-Jazira na Turquia disse que a área afetada estava despovoada.

"A taxa de população não é alta e por esse motivo a taxa de falecidos não é tão grande quanto seria se tivesse acontecido no centro da cidade. Nós temos um inverno muito úmido e nessa região há muitas casas feitas com tijolos de lama e os tetos são muito pesados", ela afirmou.

O terremoto matou muitos animais que viviam em granjas na região.

Ele foi sentido nas províncias de Tunceli, Bingol e Diyarbakir onde residentes correram para as ruas com medo e passaram a noite ao relento.

http://www.band.com.br/jornalismo/mundo/conteudo.asp?ID=273904

Nenhum comentário:

Postar um comentário