sábado, 13 de março de 2010

São Paulo/SP: ONG promove adoção de cães deficientes

Foto: Arlete D Martinez - A cadelinha Lili, sem as duas patas dianteiras, encontrou um dono na última feira organizada pela ONG

Foto: Arlete D Martinez
A cadelinha Lili, sem as duas patas dianteiras, encontrou um dono na última feira organizada pela ONG


Fernanda Rodrigues

A ONG SAVA (Solidariedade À Vida Animal) é a única no Brasil que promove a adoção de cães idosos e deficientes. Apesar de ser pioneira no assunto, a organização não conta com ajuda de empresas, apoio do governo e nem mesmo com atendimento gratuito em hospitais veterinários.

Todos os protetores da ONG arcam com os gastos de cada animal que ajuda. O trabalho deles, como voluntários, é recolher animais que sofreram acidentes ou maus tratos, providenciar os cuidados necessários, como cirurgias, vacinas e castração, além da missão de encontrar um dono disposto a dar a atenção que o animalzinho merece.

Segundo a presidente da SAVA, Arlete D´Martinez, 56, todos os animais recebem acompanhamento depois da adoção, para assegurar que não sofram maus tratos. "Se o protetor confirmar que o animal está sofrendo maus tratos nós pegamos o cachorro de volta", declarou a presidente da ONG

A organização também não conta com uma sede própria ou canil, todos os animais ficam em lares provisórios até a adoção.

"Adotar um cachorro adulto tem muitas vantagens, eles são mais calmos do que os filhotes, não saem comendo tudo pela frente e sabem ser muito gratos aos donos. Até mesmo os cães deficientes são mais independentes do que muitos imaginam. Arrumar um lar para eles é mais difícil, pois se ainda há preconceito com pessoas portadoras de deficiência, imagina com um animal", relatou Arlete.

A ONG foi fundada em 2006, e desde então promove as feiras para doações. "Nas feiras conseguimos donos para uma média de 10 cães normais. Já para os cachorros deficientes a média é de dois por evento. É pouco, mas já é alguma coisa". Completou.

No próximo dia 27, acontece a feira de adoção de animais especiais. Para mais informações acesse o site da ONG SAVA.

http://www.band.com.br/jornalismo/cidades/conteudo.asp?ID=275990

Nenhum comentário:

Postar um comentário