quinta-feira, 11 de março de 2010

Paraná: Região Metropolitana conhece Rede de Proteção Animal de Curitiba

A Rede de Proteção Animal de Curitiba inclui uma série de ações práticas e educativas para o mapeamento e controle da população de animais na cidade

Doze prefeitos da Região Metropolitana conheceram nesta semana a Rede de Defesa e Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba, uma proposta inédita no país. A apresentação foi feita pelo coordenador da Rede e diretor do Zoológico de Curitiba, Marcos Traad.

Os municípios vizinhos estão interessados no sistema de cadastramento e identificação de animais, por meio da aplicação de chips, usado pela Rede de Proteção Animal de Curitiba. A Rede tem mais de mil animais cadastrados.

"É uma forma de compartilhamos com municípios da Região Metropolitana programas de sucesso da Prefeitura de Curitiba", disse o secretário municipal de Assuntos Metropolitanos da capital, Michele Caputo Neto.

Dos 12 municípios interessados, dois - Bocaiúva do Sul e Campo Largo - estão em fase de assinatura de convênio com a Prefeitura de Curitiba. A Rede de Proteção Animal, lançada pelo prefeito Beto Richa em abril de 2009, também despertou o interesse de cidades do interior do Paraná, de Santa Catarina e São Paulo.

Como funciona - A Rede de Proteção Animal de Curitiba inclui uma série de ações práticas e educativas para o mapeamento e controle da população de animais na cidade.

Além de fazer campanhas para guarda responsável, a Rede mantém um Sistema de Informações e Identificação Animal, com aplicação de microchips para monitoramento dos animais que estão sob a guarda dos seus responsáveis.

Os registros de animais domésticos podem ser feitos espontaneamente pela população pelo sitehttp://www.protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br. Pelo site da Rede, é possível cadastrar o animal, com dados da idade, raça, nome e endereço do dono.

"A aplicação do microchip de identificação facilita a busca do animal, no caso de desaparecimento, e do proprietário, no caso de abandono", disse o coordenador da Rede, Marcos Traad.

Municípios participantes:

Colombo
Campina Grande do Sul
Almirante Tamandaré
Campo Largo
Piraquara
Bocaiúva do Sul
Mandirituba
São José dos Pinhais
Pinhais
Cerro Azul
Quatro Barras
Araucária

http://www.bemparana.com.br/index.php?n=137801&t=regiao-metropolitana-conhece-rede-de-protecao-animal-de-curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário