quinta-feira, 11 de março de 2010

Canil de Itapevi/SP: Terra de Ninguém

Seis municípios paulistas despejam animais de rua no Canil de Itapevi. Esta chocante ilegalidade foi apurada pelos assessores do deputado Feliciano Filho, Lilian Rockenbach e Jorge Pereira. Em visita ao local no dia 10 de fevereiro, os representantes parlamentares testemunharam a precariedade das dependências do abrigo. “Inicialmente tivemos a impressão de estarmos em um depósito de animais. Esta visão, que já era lamentável o bastante, tornou-se ainda pior posteriormente. O local, na verdade, assemelhava- se à um campo de concentração, onde os animais batalham pela sobrevivência sem acesso aos mais básicos elementos de vida”, declara Lilian.

Segundo os assessores, os canis não dispunham de alimento e acesso à luz solar. O solo umedecido em contato com a pele frágil dos cães filhotes, deixava-os com o aspecto enfermo. Outros animais, mais gravemente abatidos, apresentavam ferimentos e bicheiras. Nenhum suporte médico-veteriná rio imediato foi fornecido no local. Segundo os funcionários do Canil, o especialista Dr. Samil Chalupe realiza inspeção apenas duas vezes por semana.

Mais grave do que a realidade particular de alguns cães, era o apecto geral do ambiente. “Os animais estavam todos misturados, independente de sexo, idade e estado de saúde. Além disso, nenhum animal estava castrado, vacinado ou vermifugado. As leis que protegem os animais estavam sendo descumpridas indiscriminadamente”, confirma o assessor Jorge.

Após coletadas as informações, os assessores do deputado Feliciano reuniram-se com representantes da Vigilância Sanitária do município. A prefeitura foi notificada das irregularidades cometidas, bem como as penas previstas pelas infrações. Lilian e Jorge traçaram metas para melhorias imediatas e a médio prazo, mas foram surpreendidos pela informação de que o Canil de Itapevi não pertence ao governo municipal. Segundo os representantes da Vigilância Sanitária, o abrigo é terceirizado e atende às cidades de Jandira, Vargem Grande Paulista, Santana de Parnaíba, Taboão da Serra e, possivelmente, Cotia. A prefeitura de Itapevi não dispõe de dados como a quantidade de animais capturados, que tipo de suporte veterinário recebem, dentre outras informações.

Para planejar uma estrutura organizacional mais adequada à esta “Terra de Ninguém”, os assessores agendaram uma nova reunião, que acontecerá no início do mês de março. Serão convocados para o encontro, representantes das seis cidades que utilizam os serviços do Canil de Itapevi.
Para conferir o relatório completo dos assessores, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário