segunda-feira, 8 de março de 2010

Lobo-marinho é resgatado em praia de SC

Funcionários da Fundação do Meio Ambiente levaram o animal para um centro de tratamento em Florianópolis

Foto: Fabrício Jachowicz / vc repórter Terra
Foto: Fabrício Jachowicz / vc repórter Terra
Após permanecer durante todo o domingo nas areias da praia de Bombas, em Bombinhas (SC), um lobo-marinho foi resgatado por funcionários da Fundação do Meio Ambiente, órgão vinculado à prefeitura. O atendimento ocorreu por volta das 19h30.

"O animal estava debilitado e muito agitado devido à presença das pessoas", diz Flávio Steigleder Martins, diretor da Fundação que acompanhou a ação. O lobo-marinho foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), localizado no bairro Rio Vermelho, na capital Florianópolis.

O centro, uma parceria da Polícia Ambiental, do Ibama e da Ong R3 Animal, trabalha na reabilitação e no tratamento de animais que precisam de cuidados veterinários. "Ele está bastante apático e muito magro, além de apresentrar um quadro de desidratação", conta a veterinária Ariana Fernandes. "Estamos tentando alimentá-lo e esperamos que ele responda ao tratamento em até 48 horas", diz.

Os animais que chegam até a areia das praias geralmente estão com algum problema e precisam de ajuda. "Se estiver saudável, ele volta para o mar sozinho, em caso contrário, ele permanece no local porque talvez não consiga mais nadar", explica Ariana. Segundo ela, os bichos que são encaminhados ao centro geralmente apresentam casos clínicos de doenças bem avançados.

O internauta Fabrício Jachowicz, de Bombinhas (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4307859-EI8145,00-vc+reporter+lobomarinho+e+resgatado+em+praia+de+SC.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário